O Simbolismo da Fachada

Hoje falaremos um pouquinho sobre a fachada da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, assim batizada em homenagem ao monarca português falecido em 1861.

A sociedade foi fundada em 1863 e teve várias sedes na cidade. A sede atual e definitiva – objeto desta postagem -, na Avenida Marechal Floriano, 185, foi erguida pela Igreja Evangélica Fluminense em 1885 para servir como primeiro templo evangélico do Brasil. O projeto original, neoclássico, fora encomendado à Inglaterra. Quando da aquisição pela Caixa de Socorros Dom Pedro V, em 1914, recebeu adaptações locais da firma Antonio Jannuzzi e Irmãos.

Como já dissemos, interessa-nos aqui a fachada, em especial o baixo relevo aposto no tímpano e as três esculturas dispostas nos vértices do frontão. Repare que essas esculturas não homenageiam santos, como se poderia supor, mas virtudes alegóricas associadas às ideias que querem transmitir.

O baixo-relevo contido no tímpano (na foto abaixo), pintado num fundo rosa, traz uma cena que evoca claramente as finalidades para as quais a instituição foi criada e sua missão maior, traduzidas na palavra adoção: uma mulher oferece o peito para uma criança enquanto estende com a mão direita um punhado de rosas para outra criança. A seu lado uma terceira criança traz mais rosas. A rosa tem sido muito empregada no simbolismo cristão para evocar a pureza, a bondade e o amor da Virgem Maria. Este é um exemplo clássico.

DSC_0066

A escultura central, sobre o frontão, vista à esquerda, remete às mesmas ideias de amparo e adoção: uma alegoria feminina ampara duas crianças junto de si. Já as esculturas das extremidades, vistas mais abaixo, trazem atributos associados a virtudes daqueles que se dispõem a ajudar o próximo: à esquerda do observador, uma mulher porta um cálice nas mãos e apara uma grande cruz, aludindo à fé e à religiosidade.

Por fim, a escultura disposta no vértice direito da composição arquitetônica tem junto de si uma enorme âncora, recorrente símbolo cristão da esperança.

Fonte: https://orioqueorionaove.com/