Associação Luis de Camões

O Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D Pedro V, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua,I.P, conjugaram sinergias para zelar pela proteção, preservação e valorização do património material e imaterial que compõe o acervo cultural, social, educacional e histórico lusitano agregado às três instituições luso brasileiras, tendo para esse efeito criado a Associação Luís de Camões (ALC).

É, pois, com muito agrado que aqui se dá a entrada da ALC no ciberespaço, através do presente sítio eletrónico, instrumento tecnológico adequado às circunstâncias atuais e que deve apoiar e publicitar as atividades científicas, culturais, educacionais e sociais dos parceiros e, ao mesmo tempo ser o elo de ligação com a comunicação pública e também repositório do histórico dos mesmos numa perspectiva de relação funcional e de cooperação.

Francisco Gomes Da Costa
Presidente da Associação Luis de Camões
Presidente do Real Gabinete Português de Leitura
Presidente do Liceu Literário Português
Presidente da Real e Benemérita Sociedade-Portuguesa Caixa de Socorros D.Pedro V

Mensagem do Presidente Do Camões, I.P :

Embaixador João Ribeiro de Almeida

“Saúdo, antes de mais, esta iniciativa da Associação Luís de Camões e endereço um forte cumprimento ao seu Presidente, Francisco Gomes da Costa, personalidade incontornável na génese como no crescimento da Associação.

Reitero aqui a disponibilidade do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., enquanto um dos membros instituidores da Associação Luís de Camões, para a continuar a trabalhar no sentido de, tal como figura nos propósitos essenciais da Associação, zelar pela proteção, pela preservação e pela valorização do património material e imaterial presente no acervo cultural, social, educacional e histórico das três instituições de inegável valor, real e simbólico, e de raiz portuguesa no Rio de Janeiro – o Real Gabinete Português de Leitura (fundado em 1837), o Liceu Literário Português (fundado em 1868) e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V (fundada em 1868).

Neste meu início de funções, reafirmo igualmente o empenho do Camões, I.P. para estreitar a cooperação que as nossas quatro instituições têm vindo a desenvolver, desde a fundação da ALC, em 2017, e intensificar a nossa colaboração nas atividades da associação, identificando projetos que permitam reforçar as relações entre Portugal e o Brasil.”

No dia 11 de junho de 2017, no Rio de Janeiro, foi assinado um memorando de entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, relativo à preservação e à valorização do património cultural português, o qual está na génese da ALC – Associação Luís De Camões.

Fonte: https://associacaoluisdecamoes.org/